Blog, Sem categoria

METODOLOGIA SALA DE AULA INVERTIDA

O que é sala de aula invertida?

Flipped Classroom:  a ideia é que aulas devem ser menos expositivas, mais participativas, onde o aluno se envolve aproveitando melhor o conhecimento e tempo do professor. Segundo Andrea Ramal “a metodologia tradicional deixa o aluno num papel passivo…”.

Na verdade, o método passa a ser uma inversão do ensino que conhecemos e, como proposta o aluno terá acesso ao conteúdo novo previamente para poder ler, estudar em sua residência.

Na prática e você levar o aluno a novos conteúdos através de textos, videoaulas, áudios que apresentam conceitos básicos. Assim o professor acaba sendo um mediador, que auxilia e incentiva o aprendizado. A sala de aula passa a ser uma reunião entre os alunos e o professor, em um espaço dinâmico e interativo, com discussões, debates, atividades relacionadas ao conteúdo.  O professor passa a ser o condutor que encoraja o debate e não apenas um transmissor de conhecimento.

Para que o professor tenha sucesso aplicando o método é necessário ter: preparado material da aula e dispor o conteúdo aos alunos por vários meios (vídeos, áudios, games, textos, etc.) antes da aula. No dia da aula o professor irá tirar dúvidas, aprofundar o conteúdo, orientar os grupos, estimular o debate, orientar encerramento.

Se você quiser se aprofundar no assunto recomendo o livro “ Sala de aula invertida – Uma metodologia ativa de aprendizagem” autores: Bergmann, Jonathan/ Sams, Aaron.

tradicional-e-invertido

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s